• Claùdio Tenrôler

Jamais busque respostas, encontre perguntas poderosas!

Uma reflexão sobre a essência do Coaching.


Passamos a maior parte de nossas vidas procurando por respostas e nos esquecemos que são as perguntas que movem o progresso e o desenvolvimento. Quando recebemos respostas assimilamos informações e conhecimentos para depois reproduzi-los, mas quando fazemos perguntas estamos auxiliando a produzir ainda mais conhecimento.


"Fazer #perguntas, querer descobrir o porquê das coisas, é intrínseco da natureza humana, mas é incrível como perdemos com facilidade a habilidade de fazer perguntas, ou melhor, ela nos é tirada... "

Repare por um instante na maestria das crianças com os seus porquês e seu raciocínio lógico perfeito, faça o teste e perceba se você consegue ir além do terceiro porquê? Ou já se sente satisfeito ao receber a segunda resposta?


As crianças parecem um “buraco negro” querendo sugar todo o conhecimento que está ao seu redor e o melhor, possuem uma habilidade incrível de nos fazerem pensar, pensar e pensar, porque nunca estão satisfeitas com a nossa primeira resposta. Assim como as crianças o #coach também jamais deve dar-se por satisfeito com as primeiras respostas recebidas de seu coachee, ele deve ir além, mas como fazer isso?


Muito simples, lembrando-se de como conseguia fazer perguntas poderosas quando criança, sim, pois o segredo para se atingir resultados extraordinários em um processo de #coaching é justamente o resultado obtido nas respostas fornecidas pelo coachee devido às perguntas poderosas.


O papel do coach é buscar as respostas que seu cliente tem guardas consigo a sete chaves, tão bem guardadas em seu intimo, que muitas vezes nem o próprio coachee percebe que possui todas as respostas das quais precisa.


Quando o coach sai da posição de sábio e toma para si o papel de criança curiosa, investigativa e atenta ao que seu cliente fala, nesse momento é que o milagre da #evolução e #transformação do coachee acontece, pois não há experiência melhor para o ser humano que falar e ser ouvido.


O coach sabe exatamente como distinguir estes dois momentos o da humildade da criança curiosa e sedenta de respostas com a maestria de saber fazer perguntas poderosas que farão com que seu coachee reflita e encontre o que precisa no ambiente mais seguro e cheio de respostas, a sua própria sabedoria, afinal ninguém sabe melhor qual o caminho a seguir, se não nós mesmos.

0 visualização
CONTATO

Rua Adolfo Schenkel 1235

São Sebastião do Caí, RS - 95760-000

​​

Tel: (51) 99858-4574

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • messenger
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2018 por Claùdio Tenrôler.

Name *

Email *

Subject

Message